Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Reeducados receberão palestras motivacionais e sobre educação financeira
08/05/2018 - 14h38m

Reeducados receberão palestras motivacionais e sobre educação financeira

Parceria entre Procon e Seris prevê ações para a regularização de crédito e de incentivo ao empreendedorismo entre os reeducandos

Reeducados receberão palestras motivacionais e sobre educação financeira

As palestras vão atender o regime semiaberto e os Núcleos de Ressocialização da Capital e o Santa Luzia.

O diretor-presidente do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AL), Galba Novaes Netto, e o secretário de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris), coronel Marco Sérgio, firmaram parceria nesta quinta-feira (3), que vai beneficiar reeducandos do sistema prisional alagoano.

 

Convênio prevê ações de atendimento do Núcleo de Apoio ao Superendividado (NAS), com palestras de educação financeira, orientações e um acompanhamento para regularização de crédito do reeducando que estiver endividado, facilitando a volta desse consumidor ao mercado. As palestras vão atender o regime semiaberto e os Núcleos de Ressocialização da Capital e o Santa Luzia. 

 

Em parceria ao Grupo Careca, o Procon vai levar uma palestra motivacional da empresa com a finalidade de incentivar os reeducandos a estudar a vivência do empreendedorismo e acreditar que podem fazer diferente, depois que forem reenseridos na sociedade.

 

“Essa parceria é muito importante, pois vai ser mais um vetor de cidadania para essas pessoas que estão no regime fechado, mas que, em breve, estarão de volta à sociedade e, principalmente, para os que estão em regime aberto ou semiaberto”, frisou o coronel Marco Sérgio.

 

Ele ainda afirma que esse trabalho é de extrema importância para a economia doméstica, uma vez que dentro do mercado de trabalho o reeducando volta a ser um consumidor ativo e precisa ter conhecimento dos seus direitos.

 

O diretor-presidente do Procon reforçou a importância da parceria do Instituto nessa ação de cidadania. “A proposta inicial é levar essas palestras motivacionais para os reeducandos, pois sabemos que, muitas vezes, depois de sair do regime fechado, eles não têm muita oportunidade. Esse incentivo é essencial, para que eles percebam que não estão esquecidos e que existe, sim, a chance de voltar a ter uma vida normal e entrar no mercado de trabalho. Eles precisam de uma orientação para saber como agir quando estiverem aqui fora. E nós, do Procon, estamos oferecendo nossos serviços de proteção e defesa desse futuro consumidor e de muitos que já possuem dívidas, mas que não têm a quem recorrer para resolver a situação”, disse.

 

Ainda durante a reunião ficou definida a contratação de reeducandos, que vão trabalhar na recuperação do antigo prédio da OAB/AL, no Centro de Maceió, onde o Instituto irá funcionar em breve. A Seris também dará apoio com os serviços de frete, com vans e caminhões para a mudança.

Ações do documento