Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Procon Alagoas orienta consumidores para compra do protetor solar adequado
16/01/2018 - 11h48m

Procon Alagoas orienta consumidores para compra do protetor solar adequado

Durante o verão, os cuidados com a pele devem ser redobrados; confira algumas dicas de uso e cuidados que devem ser tomados

Procon Alagoas orienta consumidores para compra do protetor solar adequado

Evite a exposição ao sol entre 10 e 16 horas, pois a intensidade dos raios solares é maior nesse horário. O produto deve ser usado mesmo embaixo do guarda-sol ou em dias nublados.

Com a chegada do verão, as viagens para a praia e lazer em piscinas são muito comuns. Por conta disso, o Procon de Alagoas dá dicas para os consumidores ficarem atentos à compra do protetor solar adequado, já que a exposição excessiva ao sol é prejudicial à saúde da pele.

Ao comprar um filtro solar, é importante observar o número do Fator de Proteção Solar (FPS) indicado para seu tom de pele. Pessoas com a pele mais clara devem utilizar um fator de proteção mais alto, enquanto às de pele mais escura podem optar por FPS menores, porém, sempre acima de 15. É recomendado também que o consumidor leia e siga atentamente as instruções descritas no rótulo.

Na embalagem deve conter informações do fabricante e/ou importador; composição; data de validade; contra indicação; nível de proteção; tipo de pele; instruções; período de exposição ao sol; resistência à água e número de registro no Ministério da Saúde. Em caso de produtos importados as informações devem estar em português.

Evite a exposição ao sol entre 10 e 16 horas, pois a intensidade dos raios solares é maior nesse horário. O produto deve ser usado mesmo embaixo do guarda-sol ou em dias nublados. Quando se trata de crianças, o ideal é comprar produtos específicos para elas.

Cuidado com produtos caseiros

A utilização de bronzeadores e protetores caseiros deve ser evitada por não obedecerem aos critérios técnicos exigidos e nem aos padrões adequados de qualidade, podendo causar danos à saúde. 

 

Por Amanda Oliveira

Ações do documento