Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Apenas três em cada dez brasileiros são consumidores conscientes, aponta Procon
29/07/2016 - 13h10m

Apenas três em cada dez brasileiros são consumidores conscientes, aponta Procon

Dentre as prioridades do Procon Alagoas, estão a conscientização da importância do consumo responsável

Apenas três em cada dez brasileiros são consumidores conscientes, aponta Procon

Quando se trata de consumo sustentável - em que os cidadãos levam em conta fatores como práticas ambientais, sociais e financeiras -, o brasileiro ainda está em fase de transição (Foto: divulgação)

Segundo pesquisa, apenas três em cada dez brasileiros são consumidores conscientes. O indicador foi desenvolvido pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) para acompanhar as mudanças nos hábitos de compra e se os brasileiros caminham em direção ao consumo sustentável.

Dentre as prioridades do Procon Alagoas, estão a conscientização da importância do consumo responsável, com o objetivo de evitar impactos negativos tanto para quem compra quanto para a sustentabilidade da sociedade em geral.

Quando se trata de consumo sustentável - em que os cidadãos levam em conta fatores como práticas ambientais, sociais e financeiras -, o brasileiro ainda está em fase de transição e ainda não pode ser considerado "consciente". Ainda de acordo com o Indicador de Consumo Consciente (ICC), as mudanças de hábitos de compras brasileiros caminham em direção ao consumo consciente, subindo  de 69,3% para 72,7% de 2015 para 2016.

Porém, apesar de ter apresentado melhora, o aumento do indicador foi baixo em relação a 2015. “Procuramos sempre incentivar e mostrar na prática tanto aos consumidores como aos nossos funcionários, a importância do consumo responsável. Nós, consumidores, podemos optar pela adoção de atitudes que evitem o desperdício ou o gasto desnecessário de um material”, explicou a superintendente do órgão, Flávia Cavalcante.

Ainda para a superintendente, um de seus objetivos principais à frente do órgão é sensibilizar e conscientizar os seus funcionários para a importância de reduzir o desperdício, através de capacitações ligadas ao consumo seguro e saúde.

Você é um consumidor consciente? Faça um teste

O Instituto Akatu disponibilizou um teste online (http://tcc.akatu.org.br/) que avalia o grau de consciência de pessoas ou comunidades quando consomem. Além disso, o teste oferece caminhos para que todos possam se tornar consumidores mais conscientes.

 

Por Amanda Oliveira

Ações do documento