Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2021 Janeiro Procon fiscaliza escolas de AL para garantir cumprimento das normas de segurança
25/01/2021 - 13h34m

Procon fiscaliza escolas de AL para garantir cumprimento das normas de segurança

Os fiscais do órgão estão realizando diversas ações para averiguar se as escolas estão cumprindo as orientações para uma volta às aulas segura

Procon fiscaliza escolas de AL para garantir cumprimento das normas de segurança

Fiscais em ação de vistorias nas escolas. (Fotos: Daniel Martins)

Por Daniel Martins

 

Para garantir a segurança de pais, alunos e funcionários de escolas da rede privada, a equipe de fiscalização do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor de Alagoas (Procon-AL) irá vistoriar as instituições de ensino. O objetivo é averiguar se estão sendo  adotadas medidas de segurança e distanciamento para garantir a segurança de pais, alunos e funcionários, de acordo com o que ficou estabelecido entre a Secretaria de Saúde do Governo do Estado e o sindicato dos representantes dos estabelecimentos de ensino.

Dentre as exigências, estão a aferição de temperatura, obrigatoriedade do uso de máscara, disponibilização de álcool em gel, distanciamento de 1,5 m e colocação de anteparos de acrílicos. As instituições de ensino são empresas sujeitas às leis do Código de Defesa do Consumidor, a qual possui dentre um dos princípios básicos da relação de consumo a proteção à vida, à saúde e à segurança  quando usufruindo de um serviço. 

 

Segundo o diretor-presidente, Daniel Sampaio, os fiscais do órgão  irão realizar diversas ações para verificar se as escolas estão cumprindo  as medidas necessárias para uma volta às aulas segura.

 

“O Procon de Alagoas, por meio da nossa equipe de fiscalização, estará  realizando vistorias nas instituições a fim de garantir a orientação estadual e estabelecer da melhor forma possível o retorno de aprendizagem das crianças e adolescentes em todo estado."

 

De acordo com o decreto publicado pelo Governo  de Alagoas, fica permitida a presença de 50% dos alunos nas salas de aulas da rede privada e 30% nas da rede pública. 

 

As reclamações, dúvidas e denúncias sobre esse e outros problemas podem ser formalizadas por meio de ligações ao telefone 151 e por mensagens no WhatsApp: (82) 98876-8297. O atendimento presencial acontece na sede do instituto, na Rua do Livramento, no Centro de Maceió, ou por agendamento no site procon.al.gov.br.

 
Ações do documento