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09/08/2019 - 12h35m

Procon participa de audiência sobre golpe aplicado por falsas faculdades

Reunião junto ao Ministério Público e Ministério de Educação

Procon participa de audiência sobre golpe aplicado por falsas faculdades

Por Ascom Procon

O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON/AL) participou nesta quinta (08) da audiência pública que reuniu autoridades do Estado para resoluções sobre o tema "Golpe do Diploma: Atuação das Faculdades Irregulares", realizada em Penedo.

Na audiência convocada pelos deputados Marcelo Victor e Marcelo Beltrão, foram esclarecidas aos consumidores e autoridades presentes as atribuições do órgão perante o caso e as precauções que devem ser tomadas no momento de contratar instituições de ensino.

O Diretor-Presidente do Procon Alagoas Daniel Sampaio, colocou o instituto à disposição para buscar os esclarecimentos, junto ao Ministério Público Federal e o Ministério de Educação, dos responsáveis por essas faculdades. “Pior do que roubar dinheiro é roubar sonhos, nos solidarizamos com as pessoas que foram prejudicadas com esse golpe e que tiveram o sonho de fazer uma graduação destruído”, lamentou.

Algumas reclamações foram registradas no Instituto a respeito desse golpe, mas os CNPJs informados não estão vinculados às instituições denunciadas o que dificultou o andamento dos processos. “São organizações que já foram formadas para dificultar a apuração da prática do ilícito, mas faremos o que estiver no nosso alcance para a identificação e punição dos responsáveis”, completou o Diretor-Presidente em seu discurso.

Durante a audiência o Instituto declarou apoio ao Ministério Público e ao Ministério da Educação nas investigações para minimizar os transtornos sofridos.

As autoridades presentes alertaram sobre a importância dos consumidores pesquisarem a confiabilidade e os dados documentais das instituições de ensino antes de firmar contrato. 

O Procon Alagoas se comprometeu a combater dentro dos limites de suas competências, as práticas e ações ilícitas por partes dessas empresas com auxílio de denúncias e reclamações dos consumidores alagoanos. 

As informações sobre essa e outras relações de consumo estão a serviço da população por meios dos canais de atendimento do instituto. Ligações gratuitas para o número 151, por mensagens no Whatsapp (82) 9 8876-8297 e nas redes sociais.

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