Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 Agosto Fiscalização autua 40 estabelecimentos no mês de Julho em Alagoas
07/08/2019 - 20h10m

Fiscalização autua 40 estabelecimentos no mês de Julho em Alagoas

Equipe vistoriou lojas, supermercados e shoppings em municípios

Fiscalização autua 40 estabelecimentos no mês de Julho em Alagoas
Por Ascom Procon 
 
No último mês, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AL) autuou 40 estabelecimentos entre lojas, supermercados, shoppings em municípios de Alagoas. O Instituto inspecionou: Maceió, Maragogi, Penedo, Delmiro Gouveia, São Miguel dos Campos, Coruripe, Porto Calvo e Matriz de Camaragibe.
 
Entre os principais motivos das autuações aplicadas, ficou comprovado o armazenamento incorreto de alimentos, produtos impróprios para consumo e com o prazo de validade vencido.
 
Nas ocasiões de trabalho foram esclarecidas dúvidas e dadas orientações aos consumidores, empresários e funcionários sobre os direitos e deveres nas relações de consumo.
 
“Com responsabilidade nós estamos ampliando as áreas de atuação ficando mais perto das pessoas, orientando os consumidores, os fornecedores e a fiscalização não pode apenas ficar restrita a nossa equipe, o principal fiscal é o cidadão alagoano”, destacou o Diretor-Presidente Daniel Sampaio.
 
A elaboração das ações foram organizadas semanalmente em bairros de Maceió e nos centros dos sete municípios como medida preventiva. Além disso, foram feitas recomendações aos proprietários sobre como melhor expor os preços dos produtos aos consumidores.
 
Durante as visitas, o Instituto determinou que as lojas mantenham os preços legíveis, fixem os adesivos do 151 nos caixas de pagamento e o Código de Defesa do Consumidor esteja disponível para consulta, além de ofertar espaço com acessibilidade para todos. Assim, os proprietários devem respeitar os prazos de validade estipulados nos produtos e não praticarem propaganda enganosa.
Ações do documento