Agentes de fiscalização realizaram uma média de 56 ações em Janeiro
Equipe de Fiscalização
Texto por Ascom Procon
As relações de consumo passaram por mudanças drásticas, em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Mesmo com todas essas transformações, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor de Alagoas (Procon-AL) permanece com atendimentos presenciais e on-line, audiências e fiscalizações para resguardar os direitos de toda a população alagoana.
Para garantir o direito de acesso à informação para todos os consumidores, o órgão está divulgando o levantamento do número de fiscalizações referente ao mês de janeiro. Entre os casos observados foram 56 itens que mais chamaram a atenção, mesmo assim, com poucos autos de infração, só em Maceió.
Segundo o Coordenador de Fiscalizações, João Lessa, as ações ocorrem todos os dias, e é fundamental que os consumidores fiquem sempre atentos às normas que devem ser seguidas pelos estabelecimentos, para que não se tornem vítimas de práticas abusivas.
“É muito importante as ações dos nossos agentes de fiscalização, pois muitos consumidores, por falta de conhecimento e atenção, podem ser enganados e lesados pelo não cumprimento do Código de Defesa do Consumidor. Além disso, vale ressaltar que as normas de distanciamento ainda estão em vigor, para que o consumidor não seja exposto a riscos desnecessários”, diz o Presidente do Procon-AL, Daniel Sampaio.
O Procon-AL dispõe de vários canais para atender a população alagoana, receber reclamações e realizar denúncias. Caso haja alguma ocorrência, o consumidor pode entrar em contato através de ligações ao 151, WhatsApp (82) 98876-8297 e de forma presencial, mediante agendamento, através do site agendamento.seplag.al.gov.br